quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Natação nado Borborleta.

Para a maioria dos nadadores, o nado borboleta é o segundo mais rápido entre os de competição. Evoluiu do nado peito do início dos anos 30, quando Maria Lenk inovou ao realizar pela primeira vez o estilo. Assim, os atletas perceberam que podiam nadar mais rápido, recuperando os braços acima, e não abaixo da água.
A técnica de borboleta é complexa e requer muito força, mas o ponto principal para um bom nado é conseguir boa coordenação de braços e pernas com a respiração.
O nado borboleta tem quatro pontos-chave: posição corporal, braçada, pernada e coordenação braço-perna-respiração.

Posição corporal
O corpo fica na posição horizontal em decúbito ventral, cabeça submersa, a não ser no momento da respiração, e queixo próximo ao peito  (no osso esterno).

A braçada
Consiste em cinco fases: entrada-deslize;  varredura para fora-agarre (nesse momento, os cotovelos se flexionam para atingir o ponto de máxima força); varredura para dentro; varredura para cima-finalização (finalizar o movimento com as mãos junto à coxa); e recuperação.

Pernada de borboleta
É fundamental para a propulsão, na sustentação do corpo, auxilia na fase aérea da braçada e dá ritmo ao nado. Os joelhos devem estar próximos um do outro; os pés, estendidos; os tornozelos, relaxados; e os dedos voltados um pouco para dentro. Para ter uma pernada eficiente, é muito importante que o movimento seja contínuo, as duas pernadas sejam fortes, curtas e com origem nos quadris.

Coordenação braço-perna-respiração
Os nadadores executam duas golfinhadas completas durante cada ciclo de braçadas. A primeira pernada ocorre quando as mãos fazem a entrada na água à frente. A segunda pernada ocorre durante a varredura para cima da braçada, na altura do quadril. A respiração ocorre quando as mãos estão próximas ao abdômen e momentos antes da execução de uma pernada.

CORRETIVOS
Os corretivos devem ser feitos em distâncias de 25 e 50 metros para maximizar a qualidade do nado e podem-se utilizar acessórios de auxílio, como nadadeiras. Confira abaixo três tipos de exercícios de correção para o borboleta:

1 – Arrastar de polegar
Durante o nado, quando braço estiver começando a fase aérea da braçada (recuperação), arraste o dedo polegar (em toda a fase aérea) até a entrada das mãos na água. Esse educativo é utilizado para corrigir a posição, que deve ser feita com os braços bem rentes à água e com ligeira flexão nos cotovelos; as mãos devem entrar na água com as palmas voltadas para fora e na largura do ombro.

2- Biondi drill
Esse era o educativo favorito de Matt Biondi, nadador americano, campeão olímpico em 1988. O movimento começa com o corpo totalmente estendido à frente, os dois braços esticados, executando-se apenas a pernada de borboleta. O atleta, após duas a quatro pernadas, procede à fase submersa da braçada de borboleta, encerrando-a bem ao final da extensão de seus braços.


3- Peito-borboleta
Executam-se três ciclos completos de borboleta e logo depois três braçadas de peito com perna de borboleta. Esse exercício educativo faz o atleta sentir e perceber o agarre (ponto de máxima força), que é o mesmo do nado peito.

A Body&Soul, tem um cronograma de programação anual na parte aquática trazendo, aulas criativas. profissionais formados e qualificados, venha conferir!!

( 11 ) 2847-4772/ (21) 3942-8255 ou bodyesoul@bodyesoul.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário