quinta-feira, 8 de maio de 2014

Blitz Postural Empresarial, um novo conceito de Qualidade de vida para os colaboradores

BLITZ POSTURAL


É de conhecimento do empresariado brasileiro que as inadequações na postura corporal no trabalho são um dos quatro grandes fatores de adoecimento por causas osteomusculares nos trabalhadores do nosso país. Entre os muitos fatores de adoecimento podem ser citados quatro grandes fatores que são posturas inadequadas no trabalho, movimentos repetitivos, uso da força muscular inadequadamente e compressão mecânica sobre a pele (quando pressiona-se a pele contra algum objeto, por exemplo o punho na quinta de uma mesa ao apoiar o braço).
Considerando que a postura é um fator importante no adoecimento a blitz postural é uma alternativa interessante para combater o vicio postural dentro das atividades realizadas no trabalho. Trata-se uma campanha de adequação sobre a postura no trabalho! Inicialmente é feito um treinamento completo na realidade de trabalho de cada individuo e adequação da postura de trabalho. Periodicamente são realizadas averiguações e conforme o índice de adequação da postura (conforme o que fora treinado) é indicado uma nota ao colaborador. A nota permite verificar onde é preciso aumentar o treinamento e controle e estimular os colaboradores a manterem o cuidado.
Pode-se adequar este tipo de blitz postural a qualquer atividade de trabalho ou empresa, contudo tem sido muito utilizada e obtido grande sucesso junto a escritórios informatizados, onde a competição por boas notas torna o treinamento em um diálogo coletivo.
Segue abaixo a forma correta de uma boa postura:

Mesa:

 Os objetos mais utilizados devem estar mais próximo do usuário. Para evitar movimentos extremos, que necessitem alongamentos, torções em excesso ou repetitivos;
Cotovelo apoiado na mesa, antebraço paralelo ao chão;
Quando for movimentar o mouse, somente ele e não o punho, evitando fazer movimentos para os lados com o punho;
Teclado e mouse no mesmo plano.

Teclado:

Altura do teclado na linha do cotovelo. Mãos, punhos, antebraços e ombros ficam relaxados;
Movimente os braços na linha do teclado e do mouse em posição neutra evite flexionar ou estender os punhos. Muito tempo nessas posições provoca dores e dormências.

Cadeira:

Apoio do peso do corpo sobre os ísquios. São seus pés quando estão sentados.
Borda da frente arredondada para evitar compreensão das artérias, vasos, nervos e tendões que passam por trás do joelho. Encosto ângulo de 90 graus , causando menos danos a coluna lombar.
Mantenha os pés apoiados no chão, ou use um descanso para os pés. Alinhe os joelhos aos pés.

Monitor:

A medida mais fácil, de medir a distância é a medida do comprimento do braço;
Não torcer o pescoço;
Monitor não deve estar nem muito baixo e nem muito alto;
Iluminação:
Reflexo da tela pode causar má postura e dor nos olhos;
A iluminação deverá ser uniforme e distribuída, geral e difusa a fim de evitar ofuscamento, reflexos, incômodos, sombras e contrastes excessivos.


   
Nós temos uma equipe de educadores físicos, capacitados, motivados e treinados regularmente para desenvolverem suas habilidades da melhor forma possível, buscando sempre o bem-estar, conforto e a satisfação de nossos clientes.
Acesse nosso site: WWW.bodyesoul.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário